quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A lição aprendida , por Samantha Gabrielli Benedetti


                         
     Quando tinha um pouco mais de 40 anos, ainda não entendia o amor de mãe. Minha mãe morrera no parto, poucas horas depois que nasci, e exatamente por esse motivo odiava crianças. Tinha um namorado,  mas  não pensava em engravidar, muito menos  em adotar um filho.
     Certo dia, numa manhã de verão, acordei, olhei pela janela e surpreendentemente vi pessoas com roupas rasgadas e sujas trabalhando cada qual com seu burro ou cavalo. Pedi informação para um senhor sentada em uma pedra, contando o rebanho. Ele disse estar em Nazaré. Apavorada, olhei em volta e pensei: estou na época de Cristo?

   


**************************************************************

   
       Rodo por horas a cidade, até encontrar alguém que possa me explicar o que esta acontecendo. Um homem alto, moreno e barbudo, diz ser meu filho  e o pior de tudo, diz ser Jesus Cristo. Olho furioso, para ele e com um alto tom de voz explico: Olha aqui, não tenho filho, nunca quis ter e quis muito menos que fosse Jesus. Acho que ele nem ouviu e se ouviu, ignorou e saiu andando.

      Já escurecendo, o mesmo homem que diz ser meu filho, me ofereceu comida e roupas quentes. Agradecida, porém ainda brava, tento esquecer o que me acontecera neste dia. Amanhece e o mesmo homem me oferece novamente alimento, agradeço e , a partir daquele momento, percebo o carinho que ele tem por mim sem sequer me conhecer. Acho que passamos um pouco mais de uma semana juntos, conhecendo um ao outro.

     Mas se ele é Jesus mesmo, e eu  Maria, sei qual será o destino daquele pobre rapaz: morrer para salvar a humanidade. Passam-se alguns dias e ele é levado, como conta a História. Tiram-lhe as roupas, põem-lhe uma coroa e ele é obrigado a carregar a cruz.

     Vejo-o sendo crucificado e penso: ele faz parte de mim, mesmo não o conhecendo sei que ele faz parte de mim. Senti a dor que sente uma mãe ao perder um filho, mas também senti a alegria que sente uma mãe em ter e conviver com um.

       Fecho meus olhos e grito dentro de mim mesma: eu aprendi a lição! Repito isso muitas vezes, até abrir. Quando os abro, olho em volta e vejo meu quarto, minha janela e minha família.

       Acho que aprendi mesmo a lição: deste momento em diante, passo a  reconhecer o que é o  amor de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário