segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Escolhas profissionais por Júlia Mattos e Camille Malerba

  • Dificuldades entre jovens


Durante a adolescência é quando temos que começar o planejamento de nossa profissão, algo que pode definir toda uma trajetória de vida. Alguns adolescentes desde sempre sabem qual rumo tomar, ou conseguem decidir sem grandes problemas. Por outro lado, boa parte dos jovens ficam bastante indecisos neste momento. A indecisão é normal, afinal ter certeza sobre qual profissão irá se dedicar não é simples, questionamentos vem a mente, tudo dará certo? Terei sucesso? Dinheiro? Ou seja, começa aí a dificuldade da escolha, porque quando se escolhe uma carreira, se escolhe também uma ou várias outras a abandonar. A dificuldade pela escolha também pode ser influenciada por outros fatores, como o fato de ser comum aos filhos se influenciarem nos pais, os terem como referência. Isto é muito positivo, mas se o jovem desejar uma profissão e não encontrar apoio nos pais ficando inseguro. Esta situação pode ser mais séria, levando o jovem a escolher a profissão que os pais desejam.

  • Vestibular


Para um adolescente, vestibular significa rito de passagem. É o primeiro momento em que ele enfrenta a concorrência do mundo lá fora. A geração atual encara esse fenômeno de maneira um pouco diferente da anterior. Antigamente, o que importava era passar e mostrar para pais, professores e colegas do que se era capaz. Por isso, muitos adolescentes escolhiam o curso não apenas visando à carreira, mas sobretudo em função do status da faculdade. Havia mais mérito em ser aprovado num curso de medicina, concorridíssimo, do que em um de letras, em que as vagas geralmente sobravam. Era altíssimo o índice de jovens que se arrependiam depois e mudavam de faculdade.
  •  Exemplo

Sandra Garrido, paulistana de 18 anos que prestará o vestibular para publicidade nos próximos meses, é um típico exemplo da postura da nova geração. Antes de escolher a faculdade, visitou várias. Deixou de lado as públicas, que tinham mais renome, e optou por uma particular, mais voltada para o mercado e com laboratórios mais modernos. "A universidade pública se apoia no passado e às vezes não tem noção do que está ocorrendo hoje", acha Sandra. Desde antes do vestibular, a profissão é uma das maiores preocupações do adolescente. Pesquisas apontam que a maior fonte de felicidade para o jovem não é o dinheiro nem o amor. O sucesso profissional é o que conta para 47% deles.
  • Teste vocacional

Um teste vocacional é um teste que se realiza em pessoas para testar os interesses e aptidões a fim de indicar uma ou mais possíveis vocações. Os testes vocacionais são pouco usados hoje em dia. Eles podem ajudar a conhecer suas habilidades e gostos. No entanto, isso não obriga alguém a definir uma profissão só porque o teste indicou isso; os questionários são padronizados e as pessoas não. Os testes vocacionais tradicionais, que dividem o mundo em humanas e 'exatas, foram praticamente banidos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário