segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Jovens talentos ciência e tecnologia por Ana Carolina Puglia e Giullia Lucchesi

            Eles ainda não terminaram o ensino médio, mas já se destacam em temas complexos que vão de programação avançada e robótica ao tratamento de doenças como o câncer.
            As façanhas alcançadas por estudantes considerados gênios têm se tornado mais complexas a cada dia. Isso acontece porque há um crescente nível de autodidatismo entre os jovens e mais acesso à informação. Hoje, a distância de um aluno com uma boa ideia de um professor que pode orientá-lo não é maior do que dois cliques. “Jovens gênios não aparecem do dia para a noite, e não é só a inteligência que garante o sucesso. Eles precisam de apoio, sobretudo de seus professores”, diz Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel Brasil. A empresa realiza anualmente, nos Estados Unidos, uma grande feira de ciências, com participantes de mais de 60 países incentivando-os a criação de novas tecnologias.
            Aqui estão alguns exemplos de gênios que se destacaram:
  • ·         Esha Khare, 18 anos, criou um sistema que no futuro pode ser usado para carregar uma bateria de celular em 20 segundos.
  • ·         Com sete anos, a menina Zora Ball se tornou a pessoa mais jovem a criar um jogo para celular.
  • ·         A americana Deepika Kurup, 14 anos, criou um sistema de purificação de água movido à energia solar.
  • ·         Quatro adolescentes nigerianas, entre 14 e 15 anos, desenvolveram um sistema alternativo de geração de energia: um gerador que funciona durante seis horas com um litro de urina.
  • ·         Sam Pritt, 17 anos, criou um programa de computador que permite identificar o local que uma fotografia foi tirada ao ar livre.
  • ·         Michael Sayman, 15 anos, já tem seu próprio negócio de softwares para smartphones e tablets.



Nenhum comentário:

Postar um comentário